Eu...

A minha foto
Castelo de Vide e Lisboa, Alentejo, Portugal
O meu nome é Diogo Heitor Cúmano e sou português. Nasci no ano 1990 em Lisboa. A primeira vez que esquiei, tinha 3 anos. Foi em Serra Nevada. Adoro esquiar e desde pequeno que tinha o sonho de um dia poder competir. Decidi perseguir o meu objectivo com 16 anos. Actualmente sou do Club Esquí Granollers, clube catalão. Represento o clube e Portugal em competições internacionais FIS. Estudo Engenharia Electrotécnica e Computadores na Faculdade de Ciências de Tecnologia no Monte da Caparica. Durante o Inverno treino em Pas de la Casa (Andorra) com o clube. Fora do Inverno, devido ao facto de Andorra não ter neves permanentes, faço estágios nos glaciares europeus. didac_pt@yahoo.es

sábado, 26 de janeiro de 2008

Saint Moritz (18 e 20 Janeiro 2008)





A prova das Comunidades Portuguesas em Saint Moritz já passou... Esperada há mais de um ano, não fugiu às expectativas. Foi, de facto, uma boa demonstração de que começa a haver nível e bastante competitividade no mundo do esqui alpino português. Não faltou nada neste evento que se mostrou "excelente".

A minha primeira prova foi o Slalom, dia 18 (sexta-feira). Saí com o dorsal 29. Creio que, tecnicamente, estive razoável. Fiz 46.95 s na primeira manga ficando no segundo lugar da geral, provisoriamente. Na segunda manga, os meus 46.84 s não bastaram para continuar na mesma posição. O Pedro Flávio conseguiu fazer um bocadinho menos, passando-me à frente. Em primeiro lugar ficou o Charles. Acabei por fazer 1.33.79 s no total. No meu escalão consegui o primeiro lugar. O segundo classificado fez 1.41.46 s, mais 7.67 s que eu.

Em Gigante, no dia seguinte, a prova não me correu tão bem. Saí mal logo ao início e cometi erros fatais. Voltei a repetir o traçado no fim da prova. Desta vez correu melhor. Parabéns ao João Marques. Conseguiu fazer uma boa prova e ganhar o escalão. Mostrou qualidade. Foi um resultado muito merecido.

Sábado à tarde tivemos a entrega de prémios na praça Mauritius de Saint Moritz. Fomos chamados ao pódio por escalões. Em júniores, Slalom, subi ao primeiro lugar.

Na próxima semana recomeço os treinos em Pas de la Casa.

Dia 9 e 10 vou correr em Soldeu. Esperam-nos dois Gigantes FIS e vai ser a minha primeira prova com o Granollers. Para mim, não é só uma honra, mas o cumprir de um sonho.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Fotografia anual Club Esquí Granollers (17 Janeiro 2008)




CLUB ESQUÍ GRANOLLERS.
Eu estou na fila de trás...
Amanhã vou para a Suiça.

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Antes da prova em Saint Moritz (15 Janeiro 2008)





A prova das comunidades portuguesas está a aproximar-se. Vai realizar-se na Suiça.

Como tem vindo a ser notíciado, esta prova vai reunir atletas portugueses, residentes dentro e fora de Portugal, sendo a primeira realizada fora de solo nacional pela Federação Portuguesa de Esqui.

Está a nevar bastante nos Alpes. É uma boa notícia, vamos ter a neve em excelentes condições.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Pas de la Casa (23 Dez 2007-6 Jan 2008)



(A neve chegou)
2008 começou com pouca neve nos Pirinéus. Ao contrário do que se pensava, ou melhor, do que se queria, a neve demorava a chegar. Felizmente, já chegou...


Cheguei a Pas de la Casa no dia 23 de Dezembro e, apesar de não ver a estância tão mal como o ano passado, viam-se várias pistas sem neve e muitas pedras nas poucas que estavam abertas. Este facto não chegou a afectar muito oos treinos, porque treinamos no estádio nas horas de maior confusão, em que a neve perde qualidade.


Ao longo destes últimos dias, tenho notado evolução na técnica. Demorei algum tempo a interiorizar e aplicar uma coisa que, ao início, me parecia simples e na verdade não é. Finalmente começo a colocar as arestas e a fazer força na perna exterior!

SES CUP 2007 (17-21 de Dezembro)




A minha primeira prova deste ano aconteceu na Ucrânia e correu de acordo com as expectativas. É um honra integrar a selecção nacional mais uma vez.

Os estágios de Verão, que fiz com o clube, ajudaram bastante. Na prova de Gigante, consegui atingir o meu objectivo que eram 250 FIS POINTS, fazendo 179 FIS POINTS na prova mais uma penalização de 70 (249 FIS POINTS no total). Fiquei na 49ª posição entre 59 classificados e 74 corredores. O primeiro tempo (total) foi 1:43:38 e o meu foi 2:04:38. Fiz mais 10:45 s na primeira manga e 10:55 s na segunda em relação ao primeiro classificado. Creio que não está mal, apesar de na segunda manga existir uma porta mais complicada que me fez perder cerca de 1 seg.

Em Slalom as coisas não correram tão bem como gostava. No Verão não pudemos treinar tanto esta disciplina por causa do estado da neve. Assim, fiquei na penúltima posição (40ª posição) com um tempo de 2:28:90, enquanto que o primeiro classificado fez 1:34:87. A prova de Gigante deixou-me mais satisfeito.

A SES CUP, realizada na Ucrânia, foi uma oportunidade de participar e conhecer um país com uma cultura bastante diferente da nossa. Foi a primeira prova da temporada, integrando a equipa portuguesa. Revi os meus amigos/atletas portugueses, assim como de outras nacionalidades que conhecera no FOJE, o que me deixou muito contente.
Vim da Ucrânia com um balanço positivo.